Força nas pernas para garantir sua saúde

Leg strength to ensure your health

O que você vai encontrar nessa Newsletter em 5 minutos ou menos de leitura?

  • Porque os músculos das pernas são tão importantes.

  • Qual a relação dos músculos com a saúde geral.

  • Como começar a se garantir agora mesmo, onde quer que você esteja.

Dois terços do nosso volume muscular está nos membros inferiores. Portanto, quando fazemos treino de força para as pernas, isso tem impacto na nossa massa muscular global.

Faça o teste com a Leticia:
(spoiler: é mais difícil do que parece no vídeo… tente ai, agora mesmo!)

A massa muscular global afeta diretamente nosso metabolismo e nosso corpo de forma geral.

Explicando:

  1. Quanto maior o músculo, ele demanda mais calorias (energia) para se manter.

  2. A forma de energia mais rápida que existe para consumo dos músculos é a glicose.

  3. Com aumento dos exercícios físicos, o músculo passa a consumir mais glicose, acelerando o metabolismo de forma geral.

  4. Essa “aceleração” evita que o corpo acumule gordura, que nada mais é do que uma forma do corpo armazenar energia em excesso.

  5. Com uma boa relação entre músculo e gordura, você mantém a previne a perda de massa óssea e reduz as chances de desenvolver osteoporose.

  6. Os exercícios de força muscular para as pernas, normalmente exigem esforço cardiovascular relevante, melhorando circulação, condicionamento respiratório e até ampliando número de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis por carregar o oxigênio para todo nosso corpo, incluindo o cérebro.

  7. Portanto, o exercício físico resistido (musculação) dos membros inferiores tem impacto direto na prevenção de doenças ortopédicas, doenças crônicas e mesmo demências.

Falando sobre o efeito no nosso cérebro, veja esse estudo inglês que seguiu 324 mulheres saudáveis ao longo de 10 anos, analisando a evolução (ou involução) de sua força muscular e o impacto em sua cognição.

Essa foi a conclusão: “A força das pernas prevê o envelhecimento cognitivo e a estrutura global do cérebro. Intervenções destinadas a melhorar a potência das pernas a longo prazo podem ajudar a alcançar um objetivo universal de envelhecimento cognitivo saudável.”

Incrível, não!?

Os exercícios para pernas podem ser feitos na academia ou mesmo em casa.

Na academia, há um conjunto de máquinas com possibilidade de tornar o exercício cada vez mais difícil à medida que se aumenta a resistência (ou peso) dos aparelhos.

Já em casa, existem vários exercícios para serem feitos se aproveitando do peso do corpo que também podem ser explorados em diferentes dificuldades, de acordo com ritmo, número de repetições e tempo de parada durante a contração do músculo.

Ou seja, não tem desculpa para não fazer… se você vai para a academia, invista nos membros inferiores e se você não vai, afasta o sofá da sala, e mãos (ou pernas) à obra!

Para começar agora e onde você estiver, veja esse post da Leticia no Instagram:

Caso você ainda não tenha recebido nosso e-book gratuito LET´S GO FOREVER - THE PLAYBOOK #1 sobre como construir um estilo de vida favorável à longevidade saudável, responda esse e-mail e peça o seu acesso.

__________________________________________

Vamos nos conhecer e aprender formas diferentes de cuidarmos da nossa saúde, independente da sua idade através da #LetsGoForever, uma comunidade voltada a disseminar os comportamentos necessários para o desenvolvimento de uma Longevidade Saudável.