Menopausa e Saúde Mental

As mudanças não são apenas físicas, mas psicológicas também!

Freepik

O que você vai encontrar nessa Newsletter em 5 minutos ou menos de leitura?

  • Relação da redução de estrógeno, impacto no cérebro e os sintomas da menopausa.

  • Quais mudanças impactam diretamente o psicológico da mulher e quais impactam indiretamente.

  • A atividade física pode ser a grande aliada da mulher, nessa nova fase de sua vida.

A menopausa não é apenas uma fase de transformações biológicas na vida das mulheres. Ela também provoca modificações psicológicas variadas que podem impactar o comportamento e o bem-estar.

Entender essa relação e como lidar com ela é essencial para viver essa fase com mais qualidade de vida.

Já entramos em detalhes em outras postagens, sobre os sintomas da mulher no climatério (que abrange todo o período entre a pré-menopausa, menopausa e pós, até os 65 anos de idade) e portanto, vamos focar nossa atenção hoje sobre os impactos na saúde mental da mulher.

De qualquer forma, fica aqui a dica da Leticia para a menopausa de forma geral:

Voltando aos impactos psicológicos, alguns deles acontecem diretamente pela redução do estrógeno no corpo, como redução da libido, aumento da ansiedade, insônia, irritabilidade, melancolia e até depressão.

Outros acontecem indiretamente, por alterações gerais que deixam a mulher mais frágil e vulnerável, levando a alterações psicológicas relevantes, como o ganho de peso, alteração da sua silhueta, incluindo redução do volume dos seios, as ondas de calor e mesmo os episódios de suor em momentos inadequados.

Ou seja, existem vários fatores agressores da saúde mental da mulher nessa fase da vida e se proteger para que esses fatores não tenham impacto na sua vida, é fundamental.

Entrando mais em detalhes…

O climatério definitivamente não é uma fase fácil para as mulheres… além dos agressores psicológicos diretos e indiretos, existem ainda fatores sociais igualmente deletérios. Fatores como a saída dos filhos de casa, aposentadoria, diminuição dos compromissos diários, aparecimento de doenças e até a viuvez podem influenciar negativamente a saúde mental da mulher.

Mas as respostas a cada um desses estímulos são absolutamente individuais. Cada mulher responde às situações conforme suas experiências e bagagem emocional. Compreender essa história permite melhor entendimento das reações à menopausa.

Não é o tipo de situação “One size fits all”.

Pelo contrário, as repercussões e tratamentos são individualíssimos.

Há quem diga que a menopuasa é uma condição cerebral, desencadeada pela falta de hormônios ovarianos (estrógeno e progesterona), tamanha é a repercussão no cérebro das mulheres!

Veja esse vídeo de 8 minutos sobre isso, vale a pena…

O que devo fazer para evitar ou pelo menos reduzir os impactos na minha saúde mental?

Primeira coisa: derrube tabus e busque ajuda!

Como todo tratamento dos sintomas da menopausa, existem os tratamentos hormonais e os não hormonais.

Os tratamentos hormonais, conforme já discutimos em outras publicações, depende das características de cada mulher para se avaliar os custos-benefícios, de forma que a decisão por esse tipo de tratamento deve ser tomada em conjunto entre a equipe médica e a paciente.

Já os tratamentos não hormonais são baseados na mudança de hábitos de vida que têm impacto direto no metabolismo da mulher, aliviando diretamente alguns dos sintomas mais chatos, ou seja, aliviando a pressão psicológica sobre a mulher também.

A atenção a uma alimentação balanceada em quantidade e qualidade, associada a atividades aeróbias e de musculação são recomendações fundamentais para essa fase da vida.

Além disso, toda e qualquer iniciativa de autoconhecimento e espiritualidade deve ser incentivada como forma de garantir a base do equilíbrio interno da mulher para enfrentar essas situações.

Não podemos esquecer do cuidado com o sono também, que aliás tem sido muito estudado nos últimos anos, se tornando um dos grandes diferenciais em pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida.

Conclusão

A menopausa é uma fase desafiadora, mas com os cuidados adequados, é possível passar por ela de forma saudável e equilibrada.

Seja através da terapia hormonal, de terapias não hormonais ou do suporte psicológico, a mulher pode encontrar maneiras eficazes de lidar com essa transição.

Lembre-se: cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física.

Caso você ainda não tenha recebido nosso e-book gratuito LET´S GO FOREVER - THE PLAYBOOK #1 sobre como construir um estilo de vida favorável à longevidade saudável, responda esse e-mail e peça o seu acesso.

__________________________________________

Vamos nos conhecer e aprender formas diferentes de cuidarmos da nossa saúde, independente da sua idade através da #LetsGoForever, uma comunidade voltada a disseminar os comportamentos necessários para o desenvolvimento de uma Longevidade Saudável.