- Let ́s Go Forever in 5 minutes
- Posts
- O medo da demência
O medo da demência
Dá para evitar?

O que você vai encontrar nessa Newsletter em 5 minutos ou menos de leitura?
Como evitar ou retardar o aparecimento da demência
quais os fatores de risco
3 principais pontos de ação e atenção
O que é pior… ter câncer ou demência?
Ambos são ruins, mas a verdade é que vamos ter pelo menos um problema relacionado a demência, câncer e doenças cardiovascular ao longo de nossas vidas.
Todo nosso trabalho está em retardar ao máximo o aparecimento dessas condições ou mesmo diagnosticar precocemente para tratar o quanto antes (no caso da doença cardiovascular e do câncer).
E para a demência, O QUE SIGNIFICA PREVENIR?
Significa que em cada fase da nossa vida, desde a infância, estamos atuando sobre o que vai acontecer com nossa saúde. Isso serve para todas as doenças que são mais prevalentes na nossa idade mais avançada.
Hoje, vamos falar especificamente dos fatores de risco que têm impacto no desenvolvimento das demências relacionadas à senilidade.
Abaixo a lista de fatores de risco e o impacto de cada um no desenvolvimento da demência:
Infância e adolescência:
Falta de educação - 5%
Fase adulta
Colesterol LDL alto - 7%
Perda de audição - 7%
Depressão - 3%
Traumatismo encefálico - 3%
Sedentarismo - 2%
Diabetes - 2%
Tabagismo - 2%
Hipertensão - 2%
Obesidade - 1%
Abuso de álcool - 1%
Idade avançada
Isolamento social - 5%
Poluição - 3%
perda acurácia visual - 2%
Fonte: Dementia prevention, intervention, and care: 2024 report of the Lancet standing Commission
Somando tudo, podemos reduzir o risco de desenvolvermos demência em 45%!
Isso é muita coisa e para a maioria dos fatores, depende de nós mesmos eliminá-los!
Ficar assistindo esses agressores presentes na sua vida, vão te levar a 100% de certeza de desenvolver demência… não me parece uma boa aposta.
Eu não consigo conviver com essa certeza e por isso, busco minimizar cada um desses itens para que aumente o risco de eu não desenvolver demência ou desenvolver o mais tarde possível, se for inevitável no meu caso.
Por onde começar, então?
Foca em 3 principais ações:
1. Sedentarismo
A atividade física é um dos melhores indicadores de longevidade. Mas viver mais tempo só é desejável se tivermos a capacidade cognitiva para aproveitar esse tempo extra. Felizmente, o exercício não só aumenta a expectativa de vida, como também reduz significativamente o risco de demência. Um estudo mostrou que pessoas com alto nível de aptidão física têm 33% menos chance de desenvolver demência em comparação àquelas com baixo nível de aptidão. Além disso, em um acompanhamento de 44 anos, o risco de demência foi 78% menor em indivíduos com alta aptidão física em comparação aos que tinham aptidão média.
PRESTA ATENÇÃO: 78% MENOR!!
2. Hipertensão
Há muito tempo se sabe que a hipertensão (pressão arterial alta) está intimamente ligada a taxas mais altas de demência. Pressões sistólicas persistentes acima de 140 mmHg durante a meia-idade dobram o risco de demência no futuro. Estudos sugerem que o controle agressivo da pressão arterial para níveis em torno de 120 mmHg pode reduzir o risco de demência em 15%.
PRESTA ATENÇÃO: TRATAR A SUA PRESSÃO REGULARMENTE, ALÉM DE EVITAR EVENTOS GRAVES COMO INFARTO E DERRAME, TAMBÉM REDUZ MUITO AS CHANCES DE DESENVOLVER DEMÊNCIA NO FUTURO!
3. Diabetes e Resistência à Insulina
O diabetes tipo 2 ocorre quando a resistência à insulina impede que os níveis de açúcar no sangue sejam mantidos dentro da faixa normal. Ambos, diabetes e resistência à insulina, são preveníveis com cuidados adequados de nutrição e exercício. Ter diabetes aumenta o risco de qualquer tipo de demência em 73%.
PRESTA ATENÇÃO: AUMENTA 73% O RISCO!
Destaque: Relação da demência com obesidade:
A relação entre obesidade e demência não é simples e pode depender do momento em que a obesidade se desenvolve e se há disfunção metabólica significativa associada. No entanto, a obesidade na meia-idade está associada a um aumento de 39% no risco de demência mais tarde na vida. Se você ainda não está em situação de obesidade, mas está acima do peso (sobrepeso), você já está sofrendo o impacto negativo do acúmulo de gordura no seu corpo.
Embora não haja uma maneira 100% garantida de evitar a demência, há muito que pode ser feito para reduzir os riscos futuros. A maioria dessas abordagens depende de uma atenção cuidadosa aos fatores básicos de estilo de vida, como nutrição, exercício, sono e bem-estar cognitivo, especialmente na meia-idade. Ajustar esses hábitos desde cedo pode fazer toda a diferença na qualidade de vida à medida que envelhecemos.
SAÚDE É ATITUDE!
Caso você ainda não tenha recebido nosso e-book gratuito LET´S GO FOREVER - THE PLAYBOOK #1 sobre como construir um estilo de vida favorável à
longevidade saudável, responda esse e-mail e peça o seu acesso.
__________________________________________
Vamos nos conhecer e aprender formas diferentes de cuidarmos da nossa saúde, independente da sua idade através da #LetsGoForever, uma comunidade voltada a disseminar os comportamentos necessários para o desenvolvimento de uma Longevidade Saudável.