- Let ́s Go Forever in 5 minutes
- Posts
- Osteopenia, Osteoporose e Menopausa
Osteopenia, Osteoporose e Menopausa
A verdade sobre a relação desses fantasmas que assombram as mulheres

O que você vai encontrar nessa Newsletter em 5 minutos ou menos de leitura?
Simplificação dos conceitos de OSTEOPENIA E OSTEOPOROSE.
Como menopausa aumenta o risco dessas condições.
Como você começa a brecar esse processo, HOJE!
O que é OSTEOPENIA?
Qual a diferença para OSTEOPOROSE?
O que a MENOPAUSA tem a ver com isso?
😎 Vamos “começar pelo começo”
A OSTEOPENIA não é uma doença, mas uma condição que indica a perda gradual de massa óssea (isso é assintomático).
A OSTEOPOROSE é a consequência da OSTEOPENIA, pois já é uma doença instalada que compromete a resistência dos ossos, aumentando o risco de fraturas.
Durante a MENOPAUSA, há redução importante do hormônio estrogênio, que é essencial para a absorção de cálcio nos ossos. Sem o cálcio nos ossos há uma aceleração da perda da massa óssea, de forma que a OSTEOPOROSE é quase certa, se você não fizer nada a respeito.
Essa situação também pode acontecer com homens, mas mais tardiamente, quando os seus níveis de testosterona caem muito.
Mas qual é o problema da Osteoporose?
A Osteoporose é uma doença IRREVERSÍVEL!
Enquanto a mulher está na fase anterior, apenas com OSTEOPENIA, ainda há chance de brecar o processo e eventualmente reverter.
Depois que a OSTEOPOROSE se instala, a mulher tem que lutar para estacionar o processo, que já é sério.
É sério, pois o risco para fraturas de fêmur, de coluna e de punho aumenta muito, e não podemos esquecer que fratura de fêmur está associado a altíssimos índices de mortalidade pós-operatória (por diversas causas), principalmente em pessoas acima de 60 anos.
E muitos dos que sobrevivem aos procedimentos cirúrgicos e internações acabam ficando dependentes para locomoção e até para cuidados pessoais básicos.
Bem, acho que ninguém quer isso para sua vida, então, mãos à obra para evitar… sigamos aqui na Newsletter.
Qual o tratamento?
O tratamento deve ser não medicamentoso associado ou não a medicamentos para eventual reposição de cálcio e vitamina D, fundamentais para aumento da matriz óssea do corpo.
O tratamento não medicamentoso tem 100% a ver com seu estilo de vida.
AQUI, PRECISO VOLTAR NUM ASSUNTO CHATO: VOCÊ VAI TER QUE ESCOLHER ENTRE SE EXPOR A ESSA DOENÇA POTENCIALMENTE INCAPACITANTE OU EVITÁ-LA MUDANDO HÁBITOS DE VIDA.
Lembre-se: a decisão é sempre sua!
1. Alimentação balanceada: Consuma alimentos ricos em cálcio, como derivados de leite e vitamina D; reduza o consumo de álcool e cafeína.
2. Exposição ao sol: Damos pouca atenção a esse tema, mas exponha a pele ao sol, especialmente braços e pernas, sem protetor solar, por 10 a 15 minutos ao dia (Isso ajuda na síntese de vitamina D, essencial para a absorção de cálcio).
3. Atividade física: Essa é parte fundamental na mudança de hábitos! É necessário ter a rotina para exercícios aeróbicos, mas também, e principalmente, para os exercícios resistidos (musculação na academia ou atividades com o peso do corpo em casa).
A Leticia sempre manda umas dicas para introduzir a atividade física na sua rotina.
Abaixo, um exemplo.
Conclusão
Manter a saúde óssea é vital para prevenir a osteoporose e suas complicações.
A osteopenia, como um alerta precoce, oferece uma oportunidade para tomar medidas preventivas.
Adotar uma dieta rica em cálcio e vitamina D, praticar exercícios físicos, e evitar hábitos prejudiciais como fumar e consumir álcool em excesso são passos fundamentais.
Se você está em risco ou já foi diagnosticado com osteopenia, consulte um profissional de saúde para um acompanhamento adequado e siga as recomendações para preservar sua saúde óssea.
Forte abraço e até semana que vem.
Caso você ainda não tenha recebido nosso e-book gratuito LET´S GO FOREVER - THE PLAYBOOK #1 sobre como construir um estilo de vida favorável à longevidade saudável, responda esse e-mail e peça o seu acesso.
__________________________________________
Vamos nos conhecer e aprender formas diferentes de cuidarmos da nossa saúde, independente da sua idade através da #LetsGoForever, uma comunidade voltada a disseminar os comportamentos necessários para o desenvolvimento de uma Longevidade Saudável.