Quanto vale se exercitar?

Saiba o quanto o exercício físico reduz as chances de você morrer.

Freepik

 

O que você vai encontrar nessa Newsletter em 5 minutos ou menos de leitura?

  • A moribunda matemática do sedentarismo

  • Exercício físico como prevenção para demências (inclusive Doença de Alzheimer)

  • Dicas objetivas para buscar uma vida mais longeva e com qualidade de vida

❤️❤️❤️

Nossa capacidade cardiovascular ❤️e nossa massa muscular 💪predizem nosso grau de sofrimento nos últimos anos de nossas vidas e mesmo quanto vamos viver.

Não há mais dúvidas sobre isso na medicina.🩺

Sim, questões genéticas são importantes, mas bem menos do que imáginávamos tempos atrás… hoje, sabemos que tendo bons hábitos de vida, conseguimos “anular” cargas genéticas que apesar de continuarem na pessoa, simplesmente não desencadeiam mais uma condição desfavorável de saúde.

Abaixo, listo os 5 principais pontos com que você deve se concentrar para ter uma vida mais longa e com qualidade.

Em geral, são coisas simples de serem feitas, porém, requerem disciplina, pois os ganhos principais acontecem no longo prazo e somente aqueles que conseguirem entender isso, serão beneficiados.

1. A Importância dos Passos Diários

Um dos indicadores mais simples e eficazes de saúde é o número de passos que você dá diariamente. Embora a meta de 10.000 passos por dia tenha sido inicialmente uma escolha arbitrária, ela serve como um excelente objetivo para a maioria das pessoas.

Estudos mostram que dar mais de 7.000 passos por dia está associado a uma redução de 50 a 70% na chance de morte por qualquer causa em um período de 10 anos.

Além disso, um maior número de passos diários está ligado a taxas significativamente mais baixas de câncer, derrame e doenças cardíacas.

Se você conseguir aumentar seu número de passos diários para 16.000, as taxas de ataques cardíacos podem ser reduzidas em mais de 50%. Portanto, manter-se ativa diariamente é fundamental para uma vida longa e saudável.

2. V02 Max: O Indicador de Longevidade

O V02 Max é uma medida da quantidade máxima de oxigênio que seu corpo pode utilizar durante o exercício. Embora esse índice seja parcialmente influenciado por fatores genéticos, ele pode ser significativamente melhorado com treinamento ao longo do tempo.

Níveis elevados de V02 Max estão consistentemente associados a taxas muito mais baixas de morte precoce.

Aqueles com os mais altos níveis de V02 Max têm uma probabilidade cinco vezes menor de morrer de qualquer causa ao longo de uma década.

Além disso, altos níveis de V02 Max estão relacionados a menores taxas de doenças crônicas, como câncer e diabetes tipo 2.

Portanto, investir em atividades que aumentem o V02 Max, como exercícios aeróbicos, pode proporcionar enormes ganhos em termos de longevidade.

3. Prevenção de Demência

Manter-se em boa forma física também desempenha um papel crucial na prevenção de doenças neurodegenerativas, como a demência.

Estudos indicam que pessoas nos níveis mais altos de aptidão física têm 78% menos probabilidade de desenvolver demência ao longo de um acompanhamento de 44 anos.

Esses números impressionantes destacam a importância de um estilo de vida ativo para a saúde cerebral a longo prazo.

4. Recuperação da Frequência Cardíaca

Outro indicador poderoso de longevidade é a rapidez com que sua frequência cardíaca diminui após um exercício intenso, conhecida como recuperação da frequência cardíaca.

Uma recuperação rápida é um sinal de níveis mais altos de atividade parassimpática, o que está associado a menores níveis de estresse.

Pessoas cuja frequência cardíaca cai rapidamente após o exercício têm um risco significativamente menor de morte precoce.

5. Força Muscular: Um Indicador de Saúde

A força muscular é outro fator crítico para a longevidade e a prevenção de doenças. A força de preensão (nas mãos), por exemplo, é um bom indicador de força muscular geral.

Altos níveis de força de preensão estão associados a uma redução de 50% nas chances de morte por qualquer causa.

Cada redução de 5kg na força de preensão aumenta o risco de mortalidade cardiovascular, respiratória e por câncer de 10 a 20%.

Dicas

Em quase todos os indicadores de saúde e estado de doença, níveis baixos de aptidão física estão associados a uma maior incidência dessas condições.

Portanto, é crucial adotar um regime de exercícios que inclua atividade física moderada e vigorosa, além de treinamento de força, para maximizar os benefícios à saúde e aumentar a longevidade.

1. Mova-se Diariamente: Priorize uma vida ativa, incluindo caminhadas, corridas leves ou atividades que você goste. Cada passo conta.

2. Foque no V02 Max: Inclua exercícios que aumentem a capacidade cardiovascular, como corridas, natação ou ciclismo.

3. Desenvolva Força Muscular: Realize exercícios de resistência, como musculação, para manter a força e a massa muscular.

4. Monitore Seu Progresso: Utilize aplicativos ou dispositivos de rastreamento para monitorar seus passos, frequência cardíaca e força. Medir seu progresso é uma ótima maneira de se manter motivada.

5. Divirta-se e Aprecie o Processo: O exercício não deve ser uma tarefa árdua. Encontre atividades que você goste e que tragam prazer, garantindo que a prática de exercícios seja sustentável e agradável.

Investir na sua saúde física é investir em sua longevidade. Com um pouco de esforço diário, você pode melhorar significativamente sua qualidade de vida e aumentar suas chances de viver uma vida mais longa e saudável.

😎

Lembre-se sempre…

SAÚDE É ATITUDE!

Caso você ainda não tenha recebido nosso e-book gratuito LET´S GO FOREVER - THE PLAYBOOK #1 sobre como construir um estilo de vida favorável à longevidade saudável, responda esse e-mail e peça o seu acesso.

__________________________________________

Vamos nos conhecer e aprender formas diferentes de cuidarmos da nossa saúde, independente da sua idade através da #LetsGoForever, uma comunidade voltada a disseminar os comportamentos necessários para o desenvolvimento de uma Longevidade Saudável.