- Let ́s Go Forever in 5 minutes
- Posts
- Saúde, diabetes e você!
Saúde, diabetes e você!

gstudioimagen1 @ Freepick
O que você vai encontrar nessa Newsletter em 5 minutos ou menos de leitura?
Será que estou no caminho de desenvolver Diabetes?
Quais os reais riscos de saúde (e morte) para uma pessoa diabética.
Exercício físico é a chave para prevenir e evitar a evolução da Diabetes.
A quantidade de açúcar circulando no sangue é também chamada de glicemia. A manutenção da glicemia acima do normal (Diabetes) agride significativamente os órgãos do nosso corpo, causando distúrbios metabólicos, doenças cardiovasculares, insuficiência renal e até cegueira.
Estatisticamente falando, uma pessoa com diagnóstico de Diabetes feito aos 30 anos tem de 14 a 16 anos a menos na sua expectativa de vida, sem contar que nos últimos 10 anos de vida, essa pessoa terá que lidar com todas as limitações que uma doença traz.
Por exemplo: a presença de Diabetes adianta o aparecimento de eventos cardiovasculares de 10 a 12 anos, segundo estudo publicado em 2023.
Mas olha que interessante: em outro estudo com mais de 45.000 participantes fazendo tratamento para diabetes com nutrição, exercício físico e combate ao estresse, não houve redução do risco de morte para aquelas pessoas que seguiram apenas uma dieta específica, PORÉM HOUVE REDUÇÃO EM 28% NO RISCO DE MORTE POR QUALQUER CAUSA, NAQUELAS PESSOAS QUE ASSOCIARAM UMA DIETA ADEQUADA COM EXERCÍCIOS FÍSICOS!
Esse é o estudo:
Ou seja: Diabetes é uma condição de saúde que precisamos lutar contra, com todas as nossas forças!
Mas a luta não é armada, é mental… precisa de força mental para superar as tentações…
Ninguém acorda em um determinado dia e diz: “Nossa, estou com Diabetes!"
Esse é um processo evolutivo e muitas vezes imperceptível que passa por algumas etapas:
Insulino sensível: pessoa sem alterações (apenas 12% dos americanos estão nessa condição, ou seja, estão saudáveis)
Resistência à insulina: aumento do nível de gordura no corpo reduz o aproveitamento da glicose, que demanda aumento na produção interna de insulina, que retroalimenta o aumento de gordura, tornando esse um looping progressivo e muito deletério à nossa saúde
Síndrome metabólica: nível de insulina alto, propicia aumento ainda maior de acúmulo de gordura no corpo com desestruturação do equilíbrio hormonal do corpo como um todo.
Pré-Diabetes: mesmo com os altos níveis de insulina, a glicemia se mantém alta, atingindo diversos sistemas, como sistema renal e cardiovascular.
Diabetes: níveis altos de gordura corporal, de insulina e de glicemia, ou seja, o começo do fim.

OK, entendi! Mas qual é a minha situação nesse gráfico?
Saber onde você está posicionado nesse gráfico é um bom ponto de partida, pois quanto mais à direita, mais é necessário você seguir seu acompanhamento com uma equipe médica.
Mas se você estiver mais ao centro ou esquerda, te adianto que depende muito mais de você mudar seus hábitos do que qualquer outra coisa.
(Aliás, em ambos os casos, você terá que mudar de hábitos… então mãos à obra!)
Uma pessoa acima do peso provavelmente já está com resistência à insulina, pois geralmente há acúmulo de gordura visceral (que fica presa aos nossos órgãos abdominais como fígado e pâncreas), que é o tipo de gordura que realmente traz esses problemas relacionados à Diabetes.
Sim, controle do peso é fundamental, mas existem pessoas magras, com Índice de Massa Corpórea (IMC) adequado que também tem aumento da gordura visceral, sem ter aumento da gordura subcutânea (que é a aparente) … essa pessoa pode ser também chamada de “falsa magra”.
Então, percebam que a recomendação mais importante dessa newsletter é que nós precisamos dedicar foco, atenção e prática na manutenção de uma dieta hipocalórica associada a uma rotina firme de exercícios físicos.
Só assim, realmente viveremos mais e melhor, para aproveitar nossas vidas de forma plena.
Para terminar, um recadinho da Leticia sobre o porquê devemos mudar nossos hábitos HOJE.
Observação técnica: essa newsletter se refere ao Diabetes Tipo 2, que é o principal tipo encontrado na população. O Diabetes tipo 1 tem outras características que não foram abordadas nessa publicação.
Caso você ainda não tenha recebido nosso e-book gratuito LET´S GO FOREVER - THE PLAYBOOK #1 sobre como construir um estilo de vida favorável à longevidade saudável, responda esse e-mail e peça o seu acesso.
__________________________________________
Vamos nos conhecer e aprender formas diferentes de cuidarmos da nossa saúde, independente da sua idade através da #LetsGoForever, uma comunidade voltada a disseminar os comportamentos necessários para o desenvolvimento de uma Longevidade Saudável.