Tratamento da menopausa

Por que a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) sozinha não é suficiente?

Freepik

O que você vai encontrar nessa Newsletter em 5 minutos ou menos de leitura?

  • Não se desespere, você não está sozinha com essas dúvidas!

  • O benefício da atividade física na menopausa.

  • A ótima combinação da Terapia Hormonal com hábitos de vida saudáveis.

Temos abordado diversos temas relacionados à menopausa nessa newsletter. É uma fase natural na vida das mulheres, mas que é marcada por sintomas desagradáveis devido à queda dos níveis hormonais.

Muitas mulheres sentem o final da vida próximo por estarem na menopausa. Achei interessante esse post da Leticia, dividindo o depoimento da atriz Maria Ribeiro sobre como ela encarou inicialmente a menopausa (desespero) e como ela encara hoje (naturalmente).

É um vídeo rápido, em que você vai se identificar:

Se você quiser conhecer mais detalhes sobre a menopausa, consulte essa nossa publicação de março de 2024:

Muitas mulheres buscam a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) para aliviar os sintomas desagradáveis dessa transição. Embora a TRH possa ser eficaz, é fundamental entender que, sem uma mudança nos hábitos de vida, os benefícios desse tratamento podem ser limitados.

Atenção a esse dado contraintuitivo:
A taxa de letalidade (morte) em mulheres na menopausa por fratura óssea é de 27%, enquanto é de 3% para o câncer de mama.

Então, cuidar do seu arcabouço osteomuscular talvez seja tão ou mais relevante do que se preocupar com o câncer de mama, que tem um apelo emocional muito maior na nossa sociedade.

Disclaimer: não devemos nunca abandonar um cuidado para ter o outro, usei essa estatística apenas para sensibilizar a leitora em como cuidar dos seus músculos é relevante, mas devemos nos prevenir contra todas as doenças ou condições, pois nossa exposição ao risco a cada uma delas é totalmente individual.

A TRH pode proporcionar alívio para sintomas como as ondas de calor, sudorese noturna e alterações de humor, mas não influenciam nos fatores de risco subjacentes para várias condições de saúde que se tornam mais prevalentes à medida que envelhecemos.

As mudanças no estilo de vida, por outro lado, atacam a raiz desses problemas, promovendo uma saúde melhor e mais sustentável a longo prazo.

Uma abordagem conjunta da TRH com hábitos de vida saudáveis pode proporcionar resultados mais duradouros e abrangentes, com controle de peso, fortalecimento muscular, redução do risco de doenças cardíacas e melhora da saúde mental.

Facilidades e Dificuldades na Implementação

A TRH oferece alívio relativamente rápido dos sintomas e pode melhorar significativamente a qualidade de vida a curto prazo.

Mas não é para todas as mulheres!

A prescrição médica é clara e o acompanhamento regular garante ajustes necessários na dosagem. Contudo, é necessário monitoramento contínuo e pode haver efeitos colaterais e riscos à saúde.

Deve servir de estímulo à troca de hábitos de vida.

Implementar mudanças no estilo de vida não requer prescrição médica e pode ser iniciado imediatamente. No entanto, exige comprometimento, disciplina e suporte contínuos. Pode ser desafiador manter a consistência das novas práticas diárias a longo prazo, mas podem fazer a diferença na qualidade de vida das mulheres.

Conclusão: não se desespere, você não está sozinha!

A menopausa é uma fase de transformação que pode ser vivida com saúde e vitalidade. A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é uma ferramenta valiosa, mas não deve ser vista como a única solução. A adoção de um estilo de vida saudável é a chave para maximizar os benefícios do tratamento hormonal e assegurar uma qualidade de vida elevada. Abordar a menopausa com uma perspectiva holística, que combine TRH com mudanças de hábitos de vida, é essencial para promover a saúde e o bem-estar a longo prazo.

Uma abordagem integrada é a chave para o sucesso!

Caso você ainda não tenha recebido nosso e-book gratuito LET´S GO FOREVER - THE PLAYBOOK #1 sobre como construir um estilo de vida favorável à longevidade saudável, responda esse e-mail e peça o seu acesso.

__________________________________________

Vamos nos conhecer e aprender formas diferentes de cuidarmos da nossa saúde, independente da sua idade através da #LetsGoForever, uma comunidade voltada a disseminar os comportamentos necessários para o desenvolvimento de uma Longevidade Saudável.